263189873885109

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Como ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo

     Oi! Ensinar-nos a fazer nossas necessidades no lugar correto é uma tarefa difícil não só para nossos donos mas também para nós. Porém, existem diversos motivos para estarmos fazendo xixi no lugar errado, e mais importante ainda: a maneira correta de nos treinar depende do que está causando o problema.

 
 XIXI DE FILHOTE

Quando ainda somos filhotes, não conseguimos segurar o xixi na bexiga e nem o cocô no intestino. Quando dá vontade, fazemos na hora. Para a felicidade dos donos, é fácil de nos "domar". Por volta dos 6 meses já temos poder sobre nossas funções da bexiga e intestino, e já sabemos quando precisamos fazer xixi. Antes dessa idade, é perfeitamente normal errarmos o lugar e fazermos as necessidades onde não deveriamos.
  •  O QUE DEVE SER FEITO: para esse tipo de problema, o que deve ser feito é estar sempre próximo de nós.
→ Quando você briga com nós porque fizemos  xixi no lugar errado, infelizmente entendemos que fazer xixi na sua frente é errado, e começamos a fazer xixi escondido de você. Por isso a importância de estar sempre atento aos lugares em que vamos.

 
 XIXI DE INSEGURANÇA

Esse problema é muito comum em cães jovens e inseguros. É aquele xixi que se apresenta quando vemos nosso dono ou alguém que gostamos muito. O problema vai diminuindo aos poucos à medida em que vamos crescendo. Nesses casos, também podemos fazer xixi quando nos sentimos acuados, com medo de alguém.
   •  O QUE DEVE SER FEITO: o fato deve ser ignorado. Por exemplo, quando ficamos sozinhos o dia todo, provavelmente a hora que veremos nosso dono iremos fazer xixi no lugar errado.

 XIXI DE ESTRESSE:

Isso já aconteceu com minha irmã Biba quando cheguei em casa. Esse problema surge por vários motivos: mudança de residência, ausência prolongada de um dos donos e a chegada de um novo animal. Quando cheguei aqui, a Biba (que já sabia fazer xixi no lugar) certo começou a fazer suas necessidades dentro de casa, poque ela estava "estressada" com o fato da minha presença.
   •  O QUE DEVE SER FEITO: se o problema persistir, deve ser feito novamente o treinamento básico. Deveremos ser supervisionados o tempo todo, para evitar erros e retomar nossos hábitos normais.

 
 XIXI DE MERCAÇÃO DE TERRITÓRIO

Esses casos são muito comuns em cachorros machos, como eu, pois somos nós quem marcamos território. O problema maior acontece quando estamos na faixa de 7-8 meses, quando entramos na adolescência.
     O que ocorre é que na maioria das vezes resolvemos de uma hora para outra começar a fazer xixi no lugar errado, com um período curto de tempo entre um xixi e o outro, sempre em pequenas quantidades.
  •  O QUE DEVE SER FEITO: o dono deve nos mostrar quem é que manda, e que o território é dele. Deve ser feito novamente o treinamento básico, para o cão voltar a seus hábitos e largar de vez a rebeldia.
 
       Limpar o xixi e o cocô da forma correta é essêncial. Se não limpar do jeito certo, o odor permanece no local.

 
 xixi e cocô no chão

Para limpar xixi é bem simples. Basta você molhar um pano e enxugar o xixi, depois passar um detergente e passar o pano já enxaguado novamente no local. Para o cocô é só juntar com um pedaço de jornal ou com uma sacola e jogar na lixeira.

 xixi e cocô em sofás, camas, carpetes e tapetes

Locais como esses são mais difíceis de serem limpos, por absorverem a urina. Para esse tipo de problema: pegue um pedaço de papel higiênico ou de papel toalha e coloque sobre a urina, até o excesso ser absorvido. Depois é só passar um produto que remove o cheiro da urina.

 
 solução caseira para remover cheiro da urina: pegue meio copo americano de vinagre e junte com meia garrafa de água quente e chacoalhe. Jogue a mistura dentro de uma garrafa spray, aquela que compramos em supermercados. Depois de feito, espirre no local para remover o cheiro

                                            
     A Biba foi muito resistente na hora da adestração. Ela insistiu durante 3 MESES a fazer xixi no lugar errado, mas de uma hora pra outra ela parou com o erro. Acho que o processo foi tão longo porque não foi utilizado com ela nenhum tipo de produto que auxilia no adestramento.
     Já no meu caso demorei cerca de 2 meses para aprender definitivamente. O processo foi mais complicado do que deveria porque no início fazia xixi o famoso jornal, depois passei para o pipi dog, e nesse meio tempo não sabia qual dos 2 deveria utilizar, fiquei confuso.

 Não Pode e Pode
     Como já falei, a Biba não usou nenhum produto, mas comigo foi diferente. Para melhorar o meu treinamento minha irmã comprou um produto especial para adestramento de cães.
     Os produtos duraram quase 1 mês, mas antes disso eles já não eram mais necessários. Agilizaram MUITO o meu processo. Ambos são da marca Petmais.



Modo de usar: Limpe bem o local onde seu cão ou gato urinou ou defecou. Dê preferência para produtos com pouco ou nenhum perfume. Aplique o Não Pode Adestração, 3 vezes ao dia, durante 2 dias. Reduza para 2 vezes ao dia por mais 2 dias. Após este período diminua para 1 vez ao dia durante 30 dias.
Normalmente este período será necessário para o animal ser adestrado, caso contrário prolongue as aplicações.
Para potencializar o adestramento do seu animal utilize o Pode Adestração, que indica os locais corretos onde seu cão ou gato deve fazer suas necessidades.

 
➜ O "Não Pode Adestração" serve para designar os locais onde não devemos fazer asnecessidades. É como um spray. Funciona devido ao seu cheiro, que nos faz desistir de fazer xixi no local em que ele for utilizado.
➜ O "Pode Adestração" serve para designar os locais onde devemos fazer suas necessidades. o "Pode" é uma embalagem beeeem pequenininha, tem 18ml, é como um contador de gotas. Para cada local onde o cão deve fazer xixi, você pinga de 2-4 gotas/dia. Ele funciona devido ao seu odor, que nos atrai a fazer as necessidas no local onde ele for utilizado.
    
→ Na minha opinião, o jornal não é o produto mais correto a ser utilizado. Se for utilizado muuuitas vezes no mesmo local pode causar certo odor no ambiente. Fora as complicações que se desencadeam quando temos contato com a tinta presente nas folhas de jornal. O ideal é utilizar um tapte higiênico ou pipi dog que não é tão caro, não suja e vale muito a pena.
     
Pipi Dog (tapete higiênico)

     O Pipi Dog é o produto que utilizo desde os meus 3 meses de idade, já me adaptei a ele. Não deixa cheiro em lugar algum e também não faz sujeira. A única coisa que pode encomodar é o fato de ter que lava-lo frequentemente, mas é coisa rápida. Tendo em mãos uma vassoura pra esfregar, sabão em pó e água, em 10 minutos ele tá limpo!
 
 
 
 
 
 
 
Dica: sempre antes de começar o processo de adestramento do seu bichinho, decida definitivamente o local onde ele deve fazer suas necessidades. Digo isso por experiência própria. A troca contínua do local onde o cão deve fazer xixi afeta o seu aprendizado, podendo regredir muuuito seu desenvolvimento.
 






Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...