263189873885109

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cuidados com o cão durante o inverno

     Oi! Para muitos o inverno é a melhor estação do ano, né?! Eu particularmente amo! Essa minha preferência pelo frio vem de meus antepassados que se originaram láaaa em Nepal, na Ásia, um lugar MUITO gelado, muito meeesmo! Cães com pelos longos como tem mais resistência ao inverno.
     Porém, para alguns cães o frio pode não ser tão prazeroso assim! Cachorros como o pinscher e pug precisam de algo a mais para se esquentarem, aí que entra o papel das famosas roupinhas!

 
Roupinhas

     Muitas pessoas pensam que as roupinhas para cães só servem para aparência, mas nem sempre é assim. Qualquer loja de PetShop tem, sempre de vários modelos, cores e tamanhos! Além de nos deixar fofinhos ela é super necessária para esquentar e deixar os cães de pelos curtos mais confortáveis. Mas atênção, alguns tecidos de roupas podem nos causar alergia, por isso sempre esteja atento á nossa pele, se achar que estamos nos coçando demais corra para um veterinário!

Doenças de inverno

     As viroses (traqueobronquite ou tosse dos canis) são as doenças mais comuns durante o inverno. Os sintomas lembram muito a gripe humana. São eles: febre, apatia, tosse, coriza e espirros.
     Se a doença não for tratada, pode evoluir para uma infecçao.

 
Banhos
 
      Outra coisa que a maioria das pessoas sabem é que se deve diminuir a frequência dos nossos banhos. Mas daí alguém fala "Não tem como meu cachorro ficar sem banho toda semana, ele é muito peludo!". Cães de pêlos longos como eu (Lhasa) podem sim tomar banho toda semana, desde que a água utilizada esteja morna/quente. Devemos ser secados com um secador com vento quente. Após o banho não devemos sair no sol ou brincar lá fora, afinal, todo mundo diz que sair do banho e ir direto pra fora faz mal, né?!
     Mas para quem tem cães de pêlos curtos como o Labrador pode sim pular alguns banhos quando estiver muito frio. O ideal durante o inverno é dar banhos de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas, sempre com água morna e secador com vento quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...