263189873885109

domingo, 10 de agosto de 2014

Carrapatos: o que são e como tratar

     Oi! Os carrapatos nos trazem desconforto e coceira, além de facilmente poderem transmitir doenças.

➜ Neste post não há nenhuma imagem de carrapatos. Elas são um tanto "perturbadoras" para algumas pessoas. Se tiver curiosidade de saber como são, procure no Google Imagens.

O que são carrapatos?

     Os carrapatos são pequenos aracnídeos parasitas que necessitam de sangue para sobreviver e reproduzir. Os registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos. Existem mais de 800 tipos de carrapatos no mundo.
     Eles não voam e não pulam. Vão andando e se agarram em nós. Possuem uma relação mais próxima com as aranhas e ácaros do que com insetos como pulgas.

 ➜ Doenças que podem ser transmitidas

     Apenas duas famílias de carrapatos, Ixodidae (carrapatos duros) e Argasidae (carrapatos moles),  podem transmitir doenças aos seres humanos. Carrapatos duros possuem escudos ou placa dura em suas costas, enquanto carrapatos moles não.
→ Apesar das pessoas não poderem pegar essas doenças diretamente dos cães, carrapatos infectados podem morder os humanos e transmitir diretamente para o homem.
     As doenças transmitidas por carrapatos mais conhecidas no Brasil são: febre maculosa (transmitida principalmente pelo carrapato-estrela), a babesiose canina e a erliquiose canina (transmitida principalmente pelo carrapato-vermelho-do-cão).
 No Brasil não há um tratamento preventivo contra as doenças do carrapato. Por isso, é muito importante que você como dono sempre nos mantenha o mais livre de possível de carrapatos.

                                                        COMO REMOVER UM CARRAPATO

1) Ao retirar o carrapato manualmente, não use os dedos e sim uma pinça com pontas cegas ou uma pinça hemostática.

pinça hemostática
2) Coloque luvas médicas descartáveis e mantenha cuidado para não esmagar o carrapato na hora da remoção.

➜ 3) Agarre o corpo bem próximo à pele do animal e ás peças bucais do carrapato e puxe-o para fora, em linha reta, suavemente, na direção oposta á extremidade da boca. Isso fará com que as peças bucais se soltem mais facilmente, ao invés de arrancar a cabeça enterrada na nossa musculatura.

4) Quase sempre o carrapato sairá com um pedacinho minúsculo de pele. Não se preocupe se a cabeça se soltar e ficar enfiada na pele – isso quase nunca acontece, mas, se acontecer, não deverá causar problemas. Ou nosso corpo absorverá o material ou o expelirá em alguns dias.   

CUIDADOS POSTERIORES

➜ Lavar o local da picada do carrapato com sabão líquido antisséptico ou pincelá-lo com um cotonete com um pouco de água oxigenada.

➜ Aplique uma pomada antibiótica de neomicina e bacitracina.

➜ Quando se remove o carrapato, é normal ficar uma saliência do tamanho de uma espinha. Deverá desaparecer em 1 à 2 dias. Caso isso não aconteça e a saliência ficar do tamanho de uma ervilha, consulte o veterinário.

➜ Se o animal começarmos repentimante a puxar as patas traseiras ou se tiver dificuldades de nos movimentar, procure o veterinário. A maioria dos casos durará pouco tempo depois que o carrapato for removido.

COMO PREVINIR

➜ Cheque regularmente a pelagem do seu cão em busca de carrapatos.
→ Em cães de pelagem longa o cuidado deve ser redobrado.

➜ Use coleiras de proteção carrapaticidas.

➜ Checar principalmente as áreas que o cão tem dificuldade em alcançar: Orelhas, patas, costas e cabeça.

➜ Atualmente, o produto mais indicado é o FRONTLINE® Spray ou ampola.

     Escreva aqui nos comentários se seu cachorro já sofreu com carrapatos, e os métodos que você utiliza para previni-los!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...