263189873885109

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Diferenças entre Shih-tzu e Lhasa Apso

     Oi! Hoje vou falar sobre as principais diferenças entre o Lhasa Apso e o Shih-tzu. As duas raças são muito confundidas por apresentarem características muuito parecidas como o pêlo longo e rosto parecido, mas que se bem analisádas, apresentarão contrastes.

Características Gerais do Lhasa Apso e Shih-tzu

     Nós, Lhasas Apso, nos originamos em Tibet. Somos considerados cães de alerta, antigamente vivíamos com os mongens daquela região. Até hoje ainda temos esse costume de latir somente quando ouvimos algo estranho ou quando vemos algum desconhecido. Se recebemos a visita um estranho, chegamos perto aos poucos, mas geralmente não damos passagem para amizade.
     O shih-tzu é fruto da cruza entre o Lhasa Apso + Pequinês. São cães muito brincalhões, se vem algum estranho vão correndo pular e cumprimentar a pessoa. Esse comportamento convidativo do Shih-tzu faz com que sejam mais populares no Brasil do que nós, Lhasas.

Cão da raça pequinês, que deu origem (junto ao Lhasa Apso), à raça Shih-tzu

Diferenças de temperamento entre o Lhasa Apso e o Shih-tzu

 ●  Lhasa Apso: nosso perfil tem um 'quê' de guardião, muitos que não conhecem a raça nos rotulam de antipáticos. Antigamente éramos utilizados como cães de guarda, é natural que cães voltados para esse tipo de serviço não sejam simpáticos com desconhecidos.
     Na maioria dos casos elegemos apenas um dono dentro da casa. Se moramos com uma família, provavelmente escolheremos um dos membros para ser nossa paixão.

 ●  Shih-tzu: o perfil do Shih-tzu é bem diferente. São cães totalmente afetivos (não que o Lhasa não seja). São cães da família, geralmente não têm um dono preferido. Se avistam um desconhecido, irão cumprimentar a pessoa e pedir logo um colo. Isso faz com que sejam mais populares no Brasil. Sempre tem um shih-tzu pra vender em todas as feiras de animais, devido ao seu comportamento convidativo.
➞ Infelizmente, essa afetividade em exagero desencadeou um grande problema: a falta de consciência de vários criadores não comprometidos com o trabalho. A cruza irresponsável pode acarretar problemas de agressividade e também de saúde, como doenças crônicas.
     Quando alguém sái e vê um shi-tzu a venda, entra no local e o cão vem direto na direção da pessoa, ela provavelmente não pensará muito antes de compra-lo, correndo o risco de futuramente sofrer com vários problemas de temperamento. Já com o Lhasa é diferente. Por sermos cães mais 'na nossa', não é tão comum sermos desejados do nada, pois não demonstramos afetividade já no primeiro encontro, dificultando a posse irresponsável.

Diferenças de aparência entre o Lhasa Apso e o Shih-tzu

 ●  Lhasa Apso:
 • Somos cães com cores sólidas (somente uma cor) ou bicolores(duas cores).
 • Temos os olhos menores e mais ovalados.
 • Geralmente somos um pouco maiores que o Shih-tzu.
 • A característica mais evidente é nosso focinho, que é mais alongado quando comparado ao do Shih-tzu.
 • Nossa cabeça também é mais reta.
 • A maioria possui olhos escuros.
 • Nossa pelagem é mais grossa e tem pouco subpelo.

 ●  Shih-tzu:
 • São bicolores ou tricolores (três cores), a minoria tem cor sólida.
 • Têm olhos maiores e mais arredondados.
 • Geralmente são menores que os Lhasas.
 • O focinho é menos longo e é mais achatado e curvado para cima.
 • A cabeça é mais arredondada.
 • A pelagem é mais fina e sedosa, geralmente têm mais subpelo.
 • Os olhos são escuros, porém também são aceitos nas cores verde ou mel.

 

A respeito de cruzas

Cruzar um Lhasa com um Shih-tzu é muito comum. O resultado será um filhote peludinho e fofo, misturando a característica de ambos. O problema chega durante o desenvolvimento do filhote, onde geralmente aparecem problemas de agressividade ou de saúde, devido a cruza irresponsável, com aquele velho pensamento de "mas os dois são a mesma coisa".
     Pense muuuito bem antes de cruzar cães. Mesmo que sejam da mesma raça. Existem muuuuitos cães nas ruas do Brasil que necessitam de um lar ;)






3 comentários:

  1. Na verdade, quanto à coloração o correto é partcolor, não bicolor. Aprendi isso no Kennel Club e a que consta no pedigree

    ResponderExcluir
  2. Pois é, fiquei preocupada, minha lhasa é predominantemente branca e castanho mas com partes pretas..

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...