263189873885109

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Personalidade e carascterísticas do Shih Tzu

     Olá, aqui é a Biba! Hoje vou falar sobre o Shih Tzu, uma raça de pêlo longo, fruto da cruza entre o Lhasa Apso e o Pequinês.

fonte: http://www.astropet.com.br/site/shihtzu.html

Características Gerais do Shih Tzu

➜ Expectativa de vida: 12 a 16 anos
➜ Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
➜ Gupo: cães de companhia
➜ Cor: preto, marror, branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
➜ Tamanho: toy/pequeno
➜ Tosa: requer pouca.
➜ Altura: até 28 cm.
➜ Peso: entre 4kg e 7kg.
➜ Ambiente ideal: cidade ou campo
➜ Inteligência: apresentam-se no 70º lugar no ranking te inteligência canina.
➜ Adestraçao: dificuldade mediana

fonte: http://www.astropet.com.br/site/shihtzu.html

➜ O Shih Tzu é um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamurosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Os Shi Tzus tem os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa raça é uma ótima escolha para quem é alérgico.

fonte: http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/shih-tzu.html
➜ O Shih Tzu vem do Tibet, onde era mantido dentro dos templos como um cão assustado. É sabido que eles eram ocasionalmente doados aos imperadores da China durante o século XVII como um tributo à honra. Na China, o Shih Tzu já foi considerado um amuleto de boa sorte. Existem pinturas do início do século XVI que mostram cães que se assemelham a pequenos leões. O nome Shih Tzu significa “leão”. No início dos anos 30, um filhote da raça Shih Tzu foi dado de presente para a Rainha Elizabeth e isso popularizou a criação da raça na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a raça só começou a fazer sucesso no final dos anos 60.

Shih Tzu Americano












 ● Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para frente.
 ● O peito é pequeno.
 ● A cabeça é mais ou menos quadrada e menor sobre um pouco mais longo e mais fino.
 ● Os olhos são pequenos.
 ● Os ombros são mais para a frente.

Shih Tzu Europeu

 
 ● As pernas são menores e parecem estar ligeiramente dobradas.
 ● O peito é largo e imponente.
 ● A cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto.
 ● Os olhos são salientes e grandes.
 ● Os ombros deste levemente inclinados para trás.

Cores do Shih Tzu


Temperamento e Personalidade do Shih Tzu

➜ Shih Tzus são alegres e extrovertidos. São bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. São bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser sociabilizados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!). É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos.

fonte: http://cuidandodaminhalhasaapso.blogspot.com.br/

Cuidados com o Shih Tzu

Principais problemas de saúde
     Shih Tzus tem focino achatado, o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Têm tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais.

Cuidados com o pelo  
     É importante escovar o Shih Tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquirir um Shih Tzu). Se você acostumar seu Shih Tzu a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Além disso, normalmente prende-se a franja do Shih Tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos.

Cuidados com os olhos    
     Os olhos do Shih Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta. É importante manter seus olhos bem limpos. Para isso, você pode usar um lenço umedecido para limpar essa região.

Shih tzus precisam de exercício
     Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa também, mas isso não elimina sua necessidade de passear. Eles tem uma tendência a ficar muito tempo deitados, então é importante incentivá-los a fazer atividades.

Escreva aqui nos comentários o que achou do post, e se ficou querendo um Shih Tzu!







Fontes: http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/shih-tzu.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...