263189873885109

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Como escolher entre cachorro MACHO ou FÊMEA

     Olá, aqui é a Biba! Escolher entre cachorro macho ou fêmea é uma das primeiras decisões a serem tomadas na hora de adotar/comprar um amigão pra vida toda. Nesse post vou dar algumas dicas e informações sobre as meninas e os meninos!

 
Personalidade

Temperamento

Em nós, fêmeas, somos mais brincalhonas quando filhotes e durante a fase adulta. Geralmente com o aumento da idade e com a chegada da velhice perdemos aquele gosto pelas brincadeiras, mas ele ainda se mostra presente em alguns momentos. Somos geralmente mais "calmas", mas isso não é uma regra, varia de cadela pra cadela.
Com os machos é diferente. Ficam com aquele jeitão de filhote que ama correr atrás da bolinha mesmo quando adultos, e isso ainda se mantém com a chegada da velhice. Os machos são geralmente mais ativos, mas isso não é uma regra, varia de cachorro pra cachorro.

Companhia e ciúme

Nós somos geralmente mais companheiras. Isso se mantém desde as nossas antepassadas, as lobas, que passavam a vida toda cuidando dos filhotes. Somos mais ligadas ao nosso dono. Podemos frequentemente ficar com ciúmes de nosso líder quando avistamos alguém diferente ou quando ele está brincando com algum outro cachorro.
Os machos são companheiros, mas não tanto se comparados às fêmeas. São mais ligados à proteção do território e de seus membros. Isso também se originou dos lobos, que tinham o serviço de proteger a família acima de tudo.

 
Aparência

Pelagem

A pelagem das fêmeas geralmente se apresenta em menor quantidade e volume, dependendo da raça. A fêmea da raça Lhasa Apso apresenta frequentemente menor volume de pelos, mas isso não é uma regra.
A pelagem dos machos é geralmente mais volumosa e em maior quantidade, dependendo da raça. O macho do Lhasa Apso apresenta frequentemente maior quantidade de pelos, mas isso não é uma regra.

Tamanho

Nós geralmente somos menores do que os cachorros machos, dependendo da raça, mas isso não é uma regra.
Os machos geralmente são maiores que as fêmeas, dependendo da raça, mas isso não é uma regra.

 
No dia-a-dia

Na hora de fazer xixi

Com as fêmeas não existem problemas maiores na hora de fazer xixi.
A maioria dos cachorros machos erguem a perninha para fazer xixi. Para alguns isso é um problema, pois muitos utilizam o Pipi Dog ou Tapetes Higiênicos, que acabam se tornando inutilizáveis se o macho ergue a perninha. Por isso antes de escolher um macho, pense nisso!
➞ Na raça do Lhasa Apso a maioria dos cães machos NÃO erguem a perninha para fazer xixi, somente minoria faz isso! O macho do Lhasa pode começar a erguer a perninha a partir dos 8 meses de idade. Alguns começam isso antes, outros já tem 3 anos de idade e ainda não erguem, e provavelmente nunca irão erguer.

Conflito com outros cães

As fêmeas não possuem esse problema. Se vemos alguma cadela na rua, latimos mas não fugimos para brigar.
Os conflitos com outros cães na maioria das vezes acontecem com cães machos, que veem outros cachorros na rua e fogem para disputar território. Isso é um problema muito sério que pode ser resolvido com a castração. Esse 'gosto' pelo conflito com outros machos é algo que deve ser analisado antes de adotar/comprar um menino.

Marcação de território

As fêmeas marcam território, mas de uma maneira mais sutil se comparada à dos machos.
Os machos não-castrados têm aquele probleminha super popular que é a marcação de território por meio da urina. Esse comportamento é natural de qualquer cachorro. O único método para diminuir ou extinguir com esse comportamento é a castração. A marcação de território é uma das coisas mais importantes a serem analisadas antes de adotar/comprar um macho.

Proteção

Nós somos super protetoras. Temos desde que nascemos aquele instinto materno da proteção. Infelizmente isso não se realiza da forma desejada, pois podemos não ter a agressividade necessária na hora de realmente proteger o dono.
Os machos também protegem, porém de forma mais agressiva. São a melhor opção se você deseja um cachorro para proteger sua casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...