263189873885109

domingo, 21 de setembro de 2014

Cuidados com seu cachorro em dias quentes / durante o verão

     Oi! O verão está chegando e eu já estou ficando triste! Você deve estar se perguntando "mas por que ficar triste, Buddy? O verão é tão bom!". É que eu ooodeiooo calor! Meus antepessados se originaram láaaaa em Tibete, um lugar muuuuuuito, mas muuuuuito frio, por isso eu amo dias chuvosos e com temperaturas lá em baixo.
     Já minha irmã Biba é o contrário de mim. Ela odeia dias frios e chuvosos e ama dias ensolarados e quentes. Adora ficar tomando um solzinho em dias de calor! O verão está chegando, e pensando nela resolvi fazer um post com os cuidados necessários em dias quentes.
 


Acidentes comuns em dias quentes

Ensolação

A ensolação ocorre quando ficamos expostos por muito tempo á temperaturas muito elevadas. Vomitamos, temos febre. Enfim, passamos muuuito mal.

Queimação das almofadas das patinhas

Em dias de calor o asfalto esquenta e muuuito. Os humanos usam sapatos para proteger a pele dos pés, os cães não utilizam nada. Por isso antes de sair conosco, tire seu sapato e sinta a temperatura do chão. Se estiver muito quente, procure esperar até que o sol diminua. Vai ser bom pra você e também para nós!


Cuidados essenciais em dias quentes

Hidratação em primeiro lugar

Se hidratar é super necessário em qualquer época do ano, mas no verão ela é de extrema importância. Pra mulherada de plantão, não pensem que é daquele hidratante super cheiroso da Avon que você comprou semana passada que estou falando. É água gelada, fresquinha. Mantenha sempre nossa tigelinha com água fresca. Se achar necessário pode até colocar algumas pedrinhas de gelo!

Tosar no verão: sim ou não?

Sim! Tosar no verão é necessário para qualquer cachorro que tenha pelos longos/volumosos. Você deve estar se perguntanto "mas por que devo tosar no verão?". Vou te explicar agora.
O pelo é como um isolante térmico. Quando eu, que sou muuuuito peludo, fico exposto ao sol, minha pele esquenta. Quando eu volto para um lugar frio, a temperatura do meu corpo ainda se mantém elevada, pois meu pelo trabalha como um isolante térmico, o que causa dificuldade de resfriamento.
Quando um cachorro com pelos curtos como a minha irmã Biba fica exposta ao sol, a pela dela esquenta do mesmo jeito. Porém, quando ela volta para um lugar frio, a temperatura do seu corpo abaixa automaticamente, pois o isolante térmico dela (os pelos) estão em menor quantidade, facilitando o resfriamento.
OBS: o comprimento em que os pelos deverão ficar varia de acordo com a região onde você mora! Se você mora no Ceará, um lugar beeem quente, deixar o pelos do seu cachorro com 2-3 dedos de comprimento já é suficiente. Se você mora no Rio Grande do Sul, um lugar que não é tão quente, deixar os pelos do seu cachorro com 3-4 dedos de comprimento já ajuda. Não precisa passar máquina zero!

Para os passeadores: passeios somente pela manhã ou no fim da tarde

Na época do verão, todos os dias, religiosamente, você ouve falar em algum jornal que não se deve ficar exposto ao sol a partir das 10 horas da manhã até as 4 horas da tarde. Com os cães essa regra também vale.
O horário ideal de passear conosco em dias de alta temperatura é antes das 9 horas da manhã e após as 6 horas da tarde. Mas por que 6 horas ao invés de 4 horas?. Como falei anteriormente: o asfalto quente queima a almofada das nossas patas. Para os humanos, a partir das 4 da tarde o asfalto já não está tão quente, mas você usa sapatos, nós não usamos. Somente depois das 6 horas da tarde é que o asfalto realmente esfria, assim pode ter certeza que não iremos nos machucar.

Cuidado com as pulgas e carrapatos

Durante o verão a incidência de enfestação de pulgas e carrapatos é maior. Nessa época do ano é ótimo investir em remédios e talcos anti-pulgas e carrapatos. Apesar de serem caros, valem muuuuuito a pena, pois nos protegem de problemas mais sérios como a famosa doença do carrapato, além de nos encomodar bastante aquele coça-coça que nunca pára. A pulga é uma transmissora de doenças, daí a importância desses produtos.

O verão está chegando! Cuide bem do seu cãozinho que ele com certeza retribuirá todo esse carinho com muitos lambeijos <3 font="">




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...