263189873885109

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Tudo sobre TOSAS: tosa bebê, tosa japonesa e tosa higiênica

     Oi! Hoje vou falar sobre TOSAS PARA PELOS LISOS. São váaarios os modelos. Nesse post vou te mostrar detalhes sobre cada um.
• O Lhasa Apso não possui nenhuma tosa padrão para a raça.


➜ Tosa bebê (outros nomes: tosa puppy, filhote, toy)

• Finalidade da tosa bebê

A tosa bebê tem a finalidade de encurtar e diminuir a quantidade de pelos, facilitando assim o cuidado e diminuindo a necessidade de escovação. Também tem o objetivo de nos deixar com aparência mais jovial. Ela tem o objetivo de imitar os pelos de um cão filhote. 

Tipos de tosa bebê 

Existem 3 tipos de tosa bebê: a tosa alta, média e curta. 
- Tosa bebê alta: encurta os pelos mas ao mesmo tempo os deixa mais compridos. Geralmente a pelagem fica com 5-6 dedos de comprimento. 
- Tosa bebê média: encurta os pelos mas os deixa com comprimento médio. Geralmente a pelagem fica com 3-4 dedos de comprimento.
- Tosa bebê curta: encurta bastante os pelos. Geralmente a pelagem fica com 2-3 dedos de comprimento ou mais curto que isso.

Aparência da tosa bebê

A tosa bebê imita a pelagem de um filhote: orelha curtas; rosto, corpo e pernas redondas.



Tosa higiênica 

Finalidade da tosa higiênica 

A tosa higiênica é básica. Em qualquer outra tosa, a higiênica é feita junto, é obrigatória tanto para cães peludos quanto para os de pelo curto. Serve para facilitar nossa higiene. 

Aparência da tosa higiênica

Na tosa higiênica são raspados a barriga, o bumbum e a parte de baixo das patinhas (a parte preta, que fica em contato com o chão). Em algumas tosas higiênicas é incluído o aparo dos pelos de cima do nariz, que entram em contato com os olhos, mas isso não é obrigatório.


Na barriga são medidos 4 dedos acima do fim da área genital, 2-3 dedos em cada lado e 2 abaixo do fim da àrea. Muitas vezes os pelos da parte interna (vulgo parte de baixo, que se ligam a barriga) da coxa também são cortados, mas isso fica a critério do dono.
Dica para os meninos: na hora de tosar o pipi, os pelos que ficam na ponta do órgão não devem ser retirados, pois eles protegem de possíveis bactérias, afinal, quando deitamos de barriga pra baixo, essa parte é a que mais fica exposta à possíveis infecções. Os pelos dessa região também auxiliam na hora de fazer o xixi: quando o esguicho da urina sai, os pelos ali presentes direcionam o xixi ao chão, sem que se molhem os pelos do peito. Com a ausência desses pelos, a urina sai sem direção, molhando tuuudo o que fica na frente, pois não tem nada que a direcione para o lugar correto. 


No bumbum, são medidos 1-2 dedos para fora a partir do ânus, em todos os 4 lados. 


Nas patinhas, todo o pelo que fica por cima das almofadinhas são cortados. É importante frisar que o pelo que fica entre as patas não deve ser retirado, pois eles são uma proteção. Se retirados, o local pode ficar avermelhado e teremos dificuldade na hora de andar no asfalto quente por exemplo.


➜ Tosa Japonesa

Finalidade da tosa japonesa

A tosa japonesa é uma tosa muito exótica. Não tem um objetivo, é uma tosa mais voltada para a aparência. Muitas vezes é feita para o uso de roupinhas, afinal, com o corpo totalmente raspado, as roupinhas ficam mais assentadas, porém não perdemos todo aquele charme dos pelos, pois ficamos com as patas e cabeça totalmente cobertos de pelo. 

Aparência da tosa japonesa 

Na tosa japonesa, todo o corpo é raspado, exceto as pernas, patas, rabo e cabeça. a. O restante se mantém peludo. O bigode é cortado curto e as orelhas continuam longas. 




Benefícios e malefícios das tosas

Benefícios

- Nos sujamos menos
- A necessidade da escovação diminui muito
- A necessidade de cuidado com a pelagem diminiu
- Pelos curtos são mais práticos
- Não sofremos durante o verão

Malefícios

- mudança na textura dos pelos:  quando tosados muuuito curtos, os pelos geralmente ficam mais encaracolados e armados.


Como escolher a tosa ideal 

Para escolher a tosa ideal, alguns requisitos são necessários. Vou citar alguns:

Necessidade de cuidado

- Se você não tem tempo ou simplesmente não gosta de nos escovar e também não gosta de sujeira, a tosa bebê é a melhor opção, já que os pelos estarão em pequena quantidade. 
- Se você é mais exótico e quer transmitir isso pro seu cachorro, a tosa japonesa é uma ótima opção. Mas preste atenção antes de escolher: essa tosa necessita de cuidado com as patas e cabeça, afinal são as partes em que os pelos se mantém em boa quantidade.

Na tesoura ou na máquina

Na maioria das vezes se tem a opção de escolher entre tosar com a máquina ou com a tesoura. 
- Tosa na tesoura: o corte é feito somente com tesoura, sem uso de máquina em nenhuma parte do nosso corpo. Diminui volume aos pelos. O corte não fica marcado, fica mais suave. Na maioria das vezes o preço da tosa com tesoura é mais elevado, pois o resultado é melhor. 
- Tosa na máquina: somos inteiramente tosados com a máquina, utiliza-se a tesoura somente em acabamentos. Os pelos ficam mais marcados e o resultado não é tão natural e suave se comparado à tosa na tesoura. Normalmente a tosa na máquina tem um preço mais baixo. 

Pense bem antes de tosar seu cachorro!

24 comentários:

  1. Adoreiiii as dicas! Assim posso cuidar mais da minha Princesa

    ResponderExcluir
  2. O.meu tem 3 meses e não deixa corta oque eu faço socorro

    ResponderExcluir
  3. Estou com.do de Tosar o meu pequeno Black, acho ele tão fofo.
    Acabo achando que ele vai ficar com frio, e ao mesmo tempo, medo de não ficar legal quando Tosar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Mto mto obrigada
    Me ajudou mto!
    Postar a foto de cada um, dar detalhes foi bem útil!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Com quantos meses posso fazer a tosa bebê? A minha Lhasa tem 6 meses

    ResponderExcluir
  8. Oi, vou castrar minha Lhasa daqui a uma semana, ela acabou de fazer 7 meses e nunca tosei ela, só fiz uma vez a tosa higiênica, gostaria de saber qual a tosa ideal pra castra-la

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ganhar um filhotinho de lhasa apso e as suas unhas estão bem afidas, posso leva-lo para corta-lás com quantos meses?

    ResponderExcluir
  10. Qual a diferença de tosa da pata para botinha ou meinha?

    ResponderExcluir
  11. Meu filhote tem 2 meses . Quantos meses posso dar primeira tosa dele ?

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma fêmea de 3 meses.gostaria de saber se a primeira tosa tem que ser total? Na máquina bem vc?

    ResponderExcluir
  13. Achei super interessante e orienta a que é leigo e cria seu cachorrinho.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ganhar um Lhasa Apso e agradeço essas informações pra mim foi muito util

    ResponderExcluir
  15. Gostei das informações vou tosar minha lhasa apso.

    ResponderExcluir
  16. Foi muito útil a explicação, tenho um Ilhasa e gostaria de saber se com 4 meses posso fazer a tosa bebê. Acredito que sim , mas tenho duvida!obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela dica ,pedi pra tosar minha princesa aquela tosa que fica fofinha tipo ursinho, veio pra casa cheia de falhas e parecendo um rato kk

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas vou fazer na minha cachorrinha ela se chama jhady

    ResponderExcluir
  19. Dicas muito legal, tenho uma lhasa apso e tenho que mandar para fazer essa tossa higienica mas tenho medo que perca esse ar de bebezinho que ela tem, no fucinho tem os pêlos que até cobrem os olhos dela, achamos o charme dela e ncherga td mesmo assim, dezem que faz mau pra ela, ela tem 5 meses

    ResponderExcluir
  20. Bom dia tenho shistus femea fez 6 meses ta bem peluda queria aconsellace qual tosa e melhor pra ela na maquina tesoura que combinaria ela

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...