263189873885109

domingo, 12 de outubro de 2014

Como cuidar dos dentes do seu cão

     Olá, aqui é a Biba! Hoje vou falar sobre nossa SAÚDE BUCAL. Você com certeza já ouviu falar que as pessoas devem ir ao dentista pelo menos a cada 6 meses. Mas e nós, cães, que não possuimos essa mordomia? Como fica nossa saúde bucal? Nesse post vou te dar váarias dicas e informações de como cuidar de nossos dentes para que estejamos sempre com um lindo sorriso :D


Por que cuidar dos dentes do meu cachorro?

Previne doenças

Os problemas bucais mais comuns em nós, cães, são a formação de placa bacteriana e gengiva inflamada (periodontite), que causam mal-hálito, infecções, ou em último caso a extração dos dentes.

Reduz o mal-hálito

Garanto que você odeia quando acorda e está com aquele bafo de onça, por isso a primeira coisa que você faz quando acorda pela manhã é ir escovar os dentes. Mal-hálito é desagradável para os humanos e também para os cachorros.


Como cuidar dos dentes do meu cachorro?

Utilize uma escova de dentes

Não dá pra escovar os dentes sem ter uma escova de dentes, né?! Deve-se utilizar escovas específicas para cães, que possuem cerdas mais suaves e uma angulação adequada. É importante frisar que a escova utilizada deve ser rígida e grande. Rígida para evitar que a ponta lasque e machuque nossa boca e grande para que seja impossível engoli-la.

Utilize creme dental específico para cães

É de suma importância a utilização de cremes dentais específicos para cachorros.
- Posso usar creme dental de humanos para escovar os dentes do meu cachorro?
Não. O creme dental para humanos possui grande quantia de flúor, que acumula no nosso organismo que em grandes quantidades torna-se tóxico, provocando doenças graves como o câncer ósseo (osteosarcoma).  Além disso, o creme dental humano causa uma irritação em nossa mucosa gástrica, levando a um desconforto abdominal e em casos mais graves, úlceras gástricas.

Passo a passo

Passo 1 - escolhendo o horário

Escove nossos dentes quando estivermos calmos e relaxados. O objeto é criar uma rotina. Trabalhar a escovação diariamente é o ideal. Mas se a boca estiver saudável, três vezes por semana já fazem diferença.


Passo 2 -  postura

Procure ficar em um local que seja confortável. Não fique acima de nós e nem assuma uma atitude ameaçadora. Exerimente se ajoelhar ou se sentar em nossa frente.

Passo 3 - preparando as gengivas

Teste nossa disponibilidade para ter a boca manipulada passando o dedo nas gengivas e dentes superiores. Isso vai ajudar a nos acostumarmos a ter algo contra os dentes. Use pressão leve. Talvez você precise nos acostumar com esse passo por alguma sessões antes de ir em frente.


Passo 4 - pasta de dente

Ponha um pouco de pasta na ponta do seu dedo. Nos deixe lamber a pasta do seu dedo para que possamos nos acostumar com a textura e o sabor. Se após alguns dias nos recusarmos a lamber a pasta, experimente um sabor diferente.

 
Passo 5 - escova de dentes

Quando nos acostumarmos com você abrindo e tocando nossa boca, comece a usar a escova e a pasta juntos. Levante nosso lábio superior. Enquanto se aproxima dos dentes com a escova, posicione as cerdas para que elas alcancem a linha da gengiva.

 
Passo 6 - movimentos circulares

Escove em círculos pequenos, indo aos extremos de cima e de baixo em cada lado. Na medida em que você passa as cerdas pela linha da gengiva, algum pequeno sangramento pode ocorrer. Um ligeiro sangramento ocasional não tem problema. Mas um sangramento contínuo e pesado pode indicar que você está escovando com muita agressividade.

 
Passo 7 - com calma

Escove apenas alguns dentes de uma vez, aumentando o número a cada dia. Leve 2 minutos no total. Se resistirmos no começo, tente começar pelos dentes externos e atrás dos dentes. Se conseguir chegar aos dentes do fundo, ótimo. Mas se não conseguir chegar a eles, não force muito. Nossa língua grossa ajuda a limpar aquela área.


Passo 8 - tranquilizando o momento

Mantenha o humor leve enquanto estiver escovando nossos dentes. Converse conosco durante a escovação diária, dizendo exatamente o que está fazendo.


Passo 9 - recompensando

Quando terminar de escovar nossos dentes, ofereça uma recomensa com nossa guloseima favorita ou com atenção extra. Lembre-se também que os cuidados dentais não terminam com a escovação. Certos mastigadores e guloseimas também ajudam a combater as placas. E não se esqueça de agendar limpezas dentárias profissionais regularmente.

 
Já escovou os dentes do seu cachorrinho hoje? Tenho certeza que não vai se arrepender!
 







 fontes: http://www.petrede.com.br/2014/cachorros/como-cuidar-da-saude-bucal-do-seu-cao/ ,
 http://www.petshopauqmia.com.br/2009/11/posso-escovar-os-dentes-do-meu-cao-com-creme-dental-humano/ e
http://tudosobrecachorros.com.br/2013/03/como-escovar-os-dentes-do-cachorro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...